28/12/2022 - NOTÍCIA

Ativar o corpo para estudar com sucesso na Universidade do Porto

O Centro de Desporto da U.Porto promove uma iniciativa, que visa ajudar os estudantes universitários a manter uma vida saudável, durante a época de exames. O programa inclui aulas de fitness online, um ciclo de workshops de Tai Chi e, ainda, 25% de desconto na reserva das instalações desportivas da U.Porto.

Na Universidade do Porto, o mês de janeiro e fevereiro são sinónimo de muito estudo para os exames de final do primeiro semestre, o que se traduz numa fase de maior vulnerabilidade emocional e psicológica para os estudantes. Para aliviar a ansiedade característica desta época, o CDUP-UP promove a saúde mental, através da prática de atividade física.

A OCDE destaca que “estilos de vida cada vez mais sedentários e atitudes deficientes em relação à dieta e nutrição estão a ter efeitos altamente prejudiciais para a saúde global da geração mais jovem”. Sabendo isto, o CDUP-UP pretende “proporcionar aos nossos estudantes todas as ferramentas necessárias para que vivam esta fase mais “stressante” de uma forma mais saudável e equilibrada”, explica Bruno Almeida, diretor do CDUP-UP.

A partir de 2 de janeiro, estudantes, docentes e não docentes da U.Porto poderão usufruir de sessões de aulas de fitness online gratuitas, um ciclo de workshops de Tai Chi e, ainda, reservar, até ao dia 28 de fevereiro, uma das instalações desportivas da U.Porto para praticar qualquer modalidade com 25% de desconto.

As sessões de fitness online gratuitas iniciam a 2 de janeiro e terminam a 4 de fevereiro. Todas as segundas-feiras, às 18h30 há uma aula de GAP online; às terças-feiras, às 18h30, é o momento do Pilates; às quartas-feiras, às 19h15, a pausa pode ser feita através de uma sessão de Glúteos; às quintas-feiras, às 18h30, é a vez do Workout; e às sextas-feiras, há Tai-Chi, às 19h30. Os interessados poderão aceder a todas estas aulas, mediante registo online.

Para relaxar o corpo e a mente, o CDUP-UP convida a participar num ciclo de workshops de Tai Chi gratuitos para todos os membros UPFit, a realizarem-se às 19h30, no CDUP-Boa Hora. No dia 13 de janeiro, podem participar no “Chikung – Tratado de renovação dos músculos e tendões”, no dia 20 de janeiro a sessão tem como tema “Taichi – da arte marcial à técnica terapêutica”, e, no dia 27 de janeiro, o ciclo termina com uma sessão de “ShaoYin Taijishan: Tai Chi com leque”. Para os que não são membros UPFit o custo de cada sessão é de 3,5€ para comunidade U.Porto e 4,90€ para externos. É necessário proceder a inscrição prévia.

De 2 de janeiro a 28 de fevereiro decorre uma campanha de 25% de desconto no aluguer das instalações desportivas do CDUP-UP. Uma oportunidade de juntar o grupo de amigos e praticar qualquer modalidade à escolha (Futsal, Voleibol, Basquetebol, Badminton, etc.). Esta campanha destina-se a reservas pontuais do Pavilhão Luís Falcão (polo Asprela – junto à FEUP e FEP), do Estádio Universitário (polo do Campo Alegre – juntos à FCUP, FLUP, FAUP e FCNAUP) ou do CDUP-Boa Hora (polo Centro – perto da FDUP, ICBAS e FFUP), que devem ser efetuadas na plataforma de reservas do CDUP-UP.