03/09/2021 - NOTÍCIA

Desmistificar o jejum intermitente

O jejum intermitente é uma intervenção alimentar semelhante à restrição calórica, pois utiliza o princípio de restrição da ingestão alimentar. No entanto, o jejum intermitente concentra-se num período voluntário de abstinência alimentar ou ingestão de alimentos isentos de calorias alternado com um período de ingestão energética normal.

Do ponto de vista da saúde, esta dieta parece ter as mesmas vantagens que outras abordagens mais convencionais de restrição energética, nomeadamente: redução de peso, diminuição da massa gorda, melhorias do perfil glicídico, lipídico e metabólico.

O jejum intermitente pode ser uma estratégia válida quando as abordagens mais tradicionais não estiverem a refletir os resultados esperados. Contudo, não é mais eficaz que as restantes, pelo que na falta de evidência deverá ser considerada individualmente, dependendo das motivações e características do indivíduo.

Para fazer a melhor escolha, faça agora a sua avaliação da composição corporal anual gratuita. Aproveite também para agendar a sua consulta de nutrição com a Equipa de Nutricionistas no Programa UPFit.

Need Help?