09/05/2022 - NOTÍCIA

U.Porto abre nova edição de Curso de Defesa Pessoal para Mulheres

O Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) volta a promover, cursos de Defesa Pessoal para mulheres, a iniciarem a 19 de maio. Esta terceira edição volta a ser organizada em quatro sessões, com a duração de duas horas cada, lecionadas por instrutores das modalidades de combate do Programa UPFit.

O arranque do curso está marcado para dia 19 de maio e decorre às quintas-feiras, das 18h00 às 20h00, no CDUP-Boa Hora. As inscrições têm vagas limitadas e podem ser efetuadas no site do CDUP-UP até ao dia 16 de maio.

O custo do curso é de 28 euros para participantes externas ao Programa UPFit, a que acresce o valor do seguro desportivo de 5 euros (não aplicado aos estudantes da Universidade do Porto).

Para Membros do Programa de Fitness da U.Porto, o curso tem um custo de 22 euros.

Objetivos do Curso de Defesa Pessoal

Com o objetivo de ajudar as participantes a desenvolver ferramentas como o autocontrole e a avaliação correta de situações de perigo, serão trabalhadas nas sessões as reações a uma série de agressões como empurrões, puxões, socos, pontapés, quedas, projeções, entre outras. Os instrutores vão ainda ensinar técnicas de libertação, bloqueios de ataques, contra-ataques, tomadas de ofensiva, entre outras.

De forma a assegurar que as situações de violência são retratadas da forma mais real quanto possível, as participantes são convidadas a trazer roupa, acessórios e calçado do dia-a-dia.