26/11/2021 - NOTÍCIA

U.Porto regressa às competições e às vitórias!

Um arranque “à U.Porto” com a conquista de dois títulos nacionais universitários, dois de vice-campeã nacional e duas medalhas de bronze.

A Universidade do Porto sagrou-se campeã nacional universitária por equipas de Xadrez e Ténis de Mesa masculino, vice-campeã no Badminton e Ténis de Mesa feminino também por equipas, terminando a semana de competições com uma medalha de prata e duas de bronze no Campeonato Nacional Universitário de Karting.

A jogar em casa, a U.Porto não podia desejar um melhor arranque para esta nova época desportiva, tendo subido ao pódio em todos os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), que decorreram de 22 a 25 de novembro no Porto.

No E-learning do Campo Alegre pôde-se assistir ao CNU de Xadrez Semirrápidas por equipas, no qual a U.Porto não deu hipótese aos restantes 44 estudantes das 10 equipas participantes, alcançando a medalha de ouro por equipas. Orientados pelo treinador da U.Porto, Vitorino Dias Ferreira, Ana Raquel Bastos (FMUP), André Sousa, José Veiga, José Santos, Hugo Sousa (FEUP) e Rita Santos (FADEUP), sagraram-se campeões nacionais universitários. Francisco Parente (FEUP) Marcelo Carreira (FCUP), Wong Wang Ta (FLUP) e Mário Ramalho (FBAUP), constituíram a segunda equipa da U.Porto que alcançou o 5º lugar da competição.

Foi no Estádio Universitário, no CNU de Ténis de Mesa, que a U.Porto conquistou o seu segundo título da semana, numa prova que contou com a participação das equipas de seis instituições de ensino superior. Os novos campeões nacionais universitários são Jorge Costa (FEUP), José Miguel Magalhães e Pedro Miguel Moreira (FEP). No feminino, Sara Rocha (FCUP), Maria Matos (FEP) e Francisca Sousa (FADEUP), alcançaram o segundo lugar do pódio. As equipas de Ténis de Mesa da U.Porto são treinadas pelo técnico do CDUP-UP José Miguel Moreira.

No CNU de Badminton, também realizado no Estádio Universitário, a U.Porto alcançou um feito importante na modalidade, marcando pela primeira vez presença numa final desta prova, que contou com a participação de dez equipas de seis instituições de ensino superior. Orientados pelo treinador do CDUP-UP Jorge Azevedo, a equipa da U.Porto, constituída pelos estudantes atletas Catarina Martins e António Calheiros (FADEUP), Mariana Neves e Guilherme Ínsua Pereira (FCUP), Mariana Pinto Leite (FMUP) e Pedro Campos (FEUP), é a primeira equipa vice-campeã nacional universitária de Badminton. Os estudantes Ana Cerdeira, Rita Miranda, João Ferreira e Afonso Madaleno (FEUP), Andreia Sousa e Francisco Vieira (FADEUP).

O Kartódromo do Cabo do Mundo foi o último palco desta semana de competições, recebendo o CNU de Karting Individual. Na prova feminina, que contou com cinco participantes, a estudante atleta da Anabela Côrte Teles (FCUP), sagrou-se vice-campeã nacional universitária, e Nicole Pinho (FCUP) venceu a medalha de bronze. No masculino, Luís Duarte (FEUP) subiu ao terceiro lugar do pódio. Entre os 25 participantes na prova, destacamos a participação dos restantes atletas estudantes da U.Porto João Maria Brandão e Diogo Mateus (FEUP) e Nicolas Hille (FEP).

A U.Porto regressa assim às grandes vitórias no desporto nacional universitário. A próxima prova é o Campeonato Nacional Universitário de Natação Piscina Curta, organizado também pela U.Porto no dia 8 de dezembro na Piscina Municipal da Senhora da Hora.