12/07/2022 - NOTÍCIA

U.Porto representada nos jogos Europeus Universitários

Uma comitiva de 41 estudantes atletas, treinadores e oficiais da Universidade do Porto participam nos Jogos Europeus Universitários 2022, que decorrem em Lodz, Polónia, de 14 a 31 de julho.

No passado dia 5 de julho, o reitor da U.Porto, António Sousa Pereira, e a vice-reitora, Joana Carvalho, receberam e desejaram boa sorte a todos os estudantes que vestem a camisola U.Porto nesta competição internacional universitária.

Após a conquista dos títulos nacionais universitários, a U.Porto estará representada com 9 equipas em 8 modalidades: Basquetebol 3×3 feminino, Karaté, Kickboxing, Ténis masculino, Ténis de mesa masculino, Voleibol masculino, Voleibol de Praia feminino e masculino e Xadrez.

No Basquetebol 3×3, orientadas pelo treinador Norberto Pinto, a U.Porto está representada pelas estudantes Matilde Lages (ICBAS), Filipa Guimarães (FADEUP), Leonor Carvalho (FLUP) e Carolina Bandeira (ICBAS).

A Telma Silva (FEP) e a Tânia Machado (ICBAS) competem no Karaté, ao comando da treinadora Inês Rodrigues. No Kickboxing, a U.Porto está representada pelo treinador Ricardo Quintela e o estudante atleta Felipe Santiago (FDUP) vestirem a camisola da U.Porto.

A equipa de Ténis da U.Porto a competir nestes Jogos Europeus é orientada pelo treinador Diogo Calheiros e composta pelos estudantes atletas Bernardo Teixeira (FEP), João Gonçalves (FEUP), Manuel Pinheiro (FEUP) e João Ribeiro (FEUP).

José Miguel Magalhães (FEP), Pedro Miguel Moreira (FEP), Gonçalo Gomes (FADEUP) e João Neves (FADEUP), integram a equipa de Ténis de Mesa, comandada pelo treinador José Miguel Neves.

No Voleibol de Praia, as duplas feminina e masculina da U.Porto, orientadas pelo treinador Tiago Ribeiro, estão representadas por Matilde Mouta (FMUP), Inês Vasco (FMUP), Guilherme Maia (FPCEUP) e Filipe Leite (ICBAS).

A equipa campeã nacional de Voleibol masculino da Associação de Estudantes da FEP também representará a U.Porto nesta competição e é composta pelos estuantes atletas Salvador Rodrigues, António Carvalho, Bernardo Gomes da Silva, Francisco Rebelo Santos, Nuno Cassiano Sá Couto, André Filipe Santos, Gonçalo Sousa, Pedro Cardoso e Tomás Coelho.

Por último, a U.Porto está também representada no Xadrez com José Veiga (FEUP), Hugo Carneiro de Sousa (FEUP), Rita Santos (FADEUP), Ana Raquel Bastos (FMUP) e o treinador Vitorino Dias.

Os Jogos Europeus são uma competição universitária multidesportiva sob a égide da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA). A participação neste evento é feita através de universidades de toda a Europa nas modalidades coletivas e individuais

Estes Jogos representam o maior evento estudantil multidesportivo europeu, reunindo cerca de 5.000 estudantes representando mais de 400 universidades europeias de 40 países.